Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Diversidade Sexual, Saúde e Direito entre os Jovens (2018.1)

Em comemoração ao Dia Nacional do Orgulho Gay, a UNISUAM estará realizando a palestra "Diversidade Sexual, Saúde e Direito entre os Jovens", em parceria com a ABIA - Observatório Nacional de Políticas de AIDS.

>>Sobre Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens:

O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens iniciou-se em 1993 através do Projeto HSH Homens que fazem sexo com Homens, com oficinas de prevenções às IST s, ao HIV e a AIDS. O público-alvo das oficinas eram jovens gays da periferia do Rio de Janeiro com faixa etária entre 18 e 24 anos. Esse projeto foi desenvolvido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, a ABIA.

Por anos o Projeto HSH vem recebendo outros componentes no decorrer de sua trajetória, incluindo o Projeto Shorer que reuniu 4 parceiros para juntos desenvolver um novo projeto, que alcançou um número muito maior entre o eixo sul e norte.

Na nova fase do projeto, são realizados encontros e treinamentos ao longo de todo o ano com o objetivo de trabalhar lideranças comunitárias, grupos diversos, agentes e todas as pessoas que se identificarem com o desenvolvimento social de sua comunidade, para que assim sejam reconhecidos.

A ação também tem como característica focar sobre a diversidade sexual e a prevenção do HIV entre jovens gays, HSH, lésbicas, transgêneros e outros jovens vulneráveis que não são sexualmente minorias. Assim, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens trabalha estigma e discriminação associado com a não normatividade sexual e de identidade de gênero.

>>Sobre ABIA:

A ABIA consolida uma atuação institucional de 30 anos. Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da AIDS no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS.

A instituição atua em várias áreas estratégicas, entre elas, homens que fazem sexo com homens (HSH), juventude, sexualidade e direitos, prostituição através do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Além disso, a ABIA também secretaria duas importantes iniciativas no âmbito coletivo: o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês) e o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

No ano de 2015 a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) passou a desempenhar a função de Observatório Nacional de Políticas de AIDS. O propósito dessa mudança foi o de fortalecer a resposta social capaz de incidir diretamente na construção de políticas públicas no combate à epidemia. Nesta nova posição, a ABIA enfatiza a ação no campo da análise, do monitoramento e da pressão por respostas governamentais alinhados aos direitos sociais e humanos no acesso e preservação da saúde. Além disso, fortalece a participação social na construção e monitoramento de políticas públicas.

Data: 26/03/2018 (Segunda-feira)
Horário: 18h30h às 21h00
Local: Auditório Sylvia Bisaggio - unidade Bonsucesso
Vaga: 340
Carga Horária: 2h

>>> Palestrantes:

Vagner de Almeida - Assessor de projeto da ABIA e Coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre jovens. Pesquisa o tema da homossexualidade, HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se à ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) foi Cabaret Prevenção (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH no país. Dentre todos os filmes realizados, destaca-se o filme Borboletas da Vida (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário. Além disto assume outras frentes, tais como: escritor, diretor, fotógrafo, ativista, ator, crítico de teatro, coordenador de Oficinas de Prevenção de HIV/AIDS e IST-ABIA e formando em direção de documentários em vídeo/filmes na NYU New York University. Atualmente, é o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens na instituição.

Juan Carlos Raxach - Assessor de Projetos da ABIA e coordenador da área de Promoção da Saúde e Prevenção da ABIA. Graduado em Medicina pela Universidade de Havana, em Cuba, e Psicoterapia em Análises Psico-Orgânicas pela Escola Francesa de Análises Psico-Orgânicas (ELA), entre outras.

Jéssica Marinho - Assistente de Projetos, desde 2016 na ABIA, atualmente, desempenha a função de Assistente de Projetos do Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jean Pierry Oliveira - Assistente de Projetos, desde 2013 na ABIA, atualmente, desempenha a função de Assistente de Projetos do Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Prof. Bruno Lúcio Manzolillo

Prof.ª Queiti B.M.Oliveira

>>>Comissão Organizadora:

Prof. Jorge Sobrinho (Coord. de Psicologia)
Prof. Ronaldo Brito(Coord. De Direito)
Angélica Gomes - Gerente de Comunicação e Marketing da Unisuam
Nathália Pimenta - Comunicação Unisuam
Ana Paula Santos - Comunicação Unisuam
Ana Flávia Pereira - Comunicação Unisuam
Luana Medeiros - Assessoria de Imprensa Unisuam

* É INDISPENSÁVEL a entrega do código de barras no local do evento, caso contrário, pode implicar no não lançamento das horas de atividade complementar.