Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Capacitação em Radiojornalismo Esportivo

>> Valor do curso: R$200,00 >>

>> Valor para aluno e ex-aluno UNISUAM: R$160,00>>

Vagas limitadas!

PROFESSOR: André Gonçalves (Rádio Brasil)

Bonsucesso
Datas:
06/10/2018 - SÁB
20/10/2018 - SÁB
27/10/2018 - SÁB
10/11/2018 - SÁB
17/11/2018 - SÁB
24/11/2018 - SÁB

Horário: 09h às 13h

Objetivo:
Capacitar e qualificar o jornalista que deseja trabalhar em rádio.
Possibilitar que o estudante tenha contato com a vida prática e o dia a dia da profissão.
Mostrar a rotina de trabalho em uma redação e um estúdio de rádio.

Público-alvo: Este curso é para quem gosta de esporte, e, principalmente, para quem sonha transmitir informações sobre as mais diversas modalidades esportivas.
O curso é direcionado para estudantes e graduados em Comunicação Social, na habilitação jornalismo, que queiram trabalhar em rádio.

Certificado:
A certificação do curso é feita respeitando-se os seguintes critérios: Entrega dos trabalhos e avaliação dos mesmos pelo professor;
Presença mínima de 75% nas aulas.

Carga Horária: 24 horas
Divididas em 20 horas em sala de aula e 04 horas de atividade extra (Possibilidade de ida à cabine de estádio, ida ao treino de um grande clube do RJ, visita a estúdio de rádio e gravação de um programa ao vivo).

CONTEÚDO BÁSICO DE CADA MÓDULO

Aula 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO, PAUTA/APURAÇÃO/ENTREVISTA
Apresentação do curso pelo coordenador sobre funcionamento, dinâmica e sistemática de trabalho, critérios de avaliação, apresentação dos módulos e outros. Serve para conhecer também os alunos: onde estudam, em que período estão, se já tiveram alguma experiência no mercado etc.
Como surge uma reportagem; Como se constrói; quais elementos pesam na hora de se pensar em uma pauta; Quais as etapas a serem seguidas; Prática - o aluno apresentará sugestões de pauta usando o programa Momento Esportivo como referência de público alvo/// Uma apuração mal feita pode refletir em uma reportagem falsa; A importância da pluralidade jornalística na hora da apuração; Como entrevistar? Dicas de entrevista

Aula 2: TEXTO
Como se escreve para o rádio; Quais os vícios que devem ser evitados; Por que escrever para rádio é diferente de se escrever para mídia impressa; Quais palavras evitar e quais aquelas que têm peso significativo em um texto; Prática: o aluno escreverá um texto como se fosse para o Momento Esportivo..

Aula 3: PRODUÇÃO E EDIÇÃO
Como produzir um programar, Entender o público-alvo de cada emissora, Dicas para a produção, Perfil do produtor, como se edita uma matéria hoje em dia; O uso correto do software; O que cortar e o que usar em uma reportagem; A importância de se colocar o melhor no ar; Gravando, editando, salvando e enviando por e-mail fora da rádio.

Aula 4: WORKSHOPP COM PROFISSIONAIS DA IMPRENSA.

Os profissionais vão falar da experiência deles no veículos de comunicação;

Aula 5: PALESTRA COM UM FONOAUDIÓLOGO E LOCUÇÃO
Dicas para usar bem a voz; possível diagnóstico de problema nas cordas vocais; como cuidar da voz etc; Colocar em prática tudo aquilo visto em texto e edição, basicamente, além da palestra de fono; Treinos incansáveis para o melhor uso da voz.

Aula 6: PRODUTO FINAL E ENCERRAMENTO
- Gravação de um piloto com o apresentador Maurício Moreira do programa Momento Esportivo. Cada aluno receberá uma cópia do programa para usar no seu portfólio.
- Entrega do certificado.

EXTRAS
Ida ao treino de um grande clube e assistir entrevista coletiva;
Visita ao estúdio de rádio e TV;
Possibilidade de ida à cabine do Maracanã ou Engenhão;
Possibilidade de indicações e estágio.