Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Projeto de Extensão: Pega a visão de Bonsucesso - Projeto de fotojornalismo

Resumo do Projeto:

Objetivo: promover a prática do fotojornalismo que combina as técnicas de fotografia e a capacidade descritiva das imagens. Desenvolver um olhar crítico e o caráter informativo do jornalismo.
Os alunos inscritos no projeto sairão em grupo pelas ruas de Bonsucesso, entorno da UNISUAM, para capturar imagens que se enquadrem na pauta previamente definida com os temas e categorias a serem exploradas.
Local dia e horário de funcionamento: NHD, terça-feira das 14h às 17h para saídas em grupo com equipamento próprio (celulares de preferência).
Sistematização: Ao final de que saída em grupo, as fotografias serão armazenadas no Google Drive, e deverão seguir algumas normas para podermos renomear as pastas onde serão armazenadas essas imagens.
Os gêneros do fotojornalismo:
Fotografia Social | A fotografia social, como o nome sugere, tem como objetivo registrar acontecimentos que estão ligados aos problemas ou dinâmicas da nossa sociedade. Frequentemente, esse nicho inclui fotografias que registram denúncias, a situação de vida em comunidades ou de certos povos ou até mesmo grandes desastres naturais ou não.
Fotografia Esportiva | Essa área do fotojornalismo se dedica a registrar eventos esportivos desde jogos amistosos até os campeonatos mais importantes. A categoria conta também com fotografias históricas do momento em que recordes foram quebrados e atletas que se tornaram verdadeiras lendas.
Fotografia Cultural | O fotojornalismo cultural tem como objetivo o registro e documentação de aspectos específicos de uma cultura ou povo. As imagens podem incluir desde moda até os membros do grupo em questão realizando suas atividades diárias.
Fotografia Policial | Um bom fotojornalista possui as seguintes características: agilidade na captura de imagens; Pensamento crítico; Bom olhar para encontrar composições adequadas, mesmo em situações difíceis; Domínio sobre seu equipamento; Conhecimento sobre como se adaptar a condições de luz, enquadramento e posicionamento inadequados.


Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de ações na comunidade do entorno.

Meta ODS: 16 - Paz, justiça e instituições eficazes

Pré Requisito: Aberto a todos os alunos da instituição, de todos os cursos

Vaga: 20

Professor Responsável: Maria João Palma