Logo UNISUAM

Inscrição em atividade

Semana da Diversidade LGBTQIA+

OBJETIVO
>>>>>>Promover um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, que garanta oportunidades e direitos igualitários.


Evento - Semana da Diversidade LGBTQIA+

>>>>>>Curso - Serviço Social <<<<<

>>>Data - 28 e 29/06/2022
>>>Horário -
>>>Modalidade - ONLINE
>>>Plataforma - Youtube Oficial da UNISUAM


>>>PROGRAMAÇÃO<<<<<

>>>DATA - 28/06/2022<<<<<

>>>TEMA 01 - Estou grávido, e vou parir! Práticas e experiências de pessoas transmasculinas na gravidez. <<<<<

>>>Horário: 18:30h
>>>Modalidade: Online
>>>Plataforma: Youtube (https://youtu.be/cvM-cvIsR-Y)

>>>Palestrante: Dan Kaio lemos : Doutorando em Ciências sociais pela Universidade de Brasília,Coordenador Nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e Coordenador do informe: A dor e a delícia das transmasculinidades vivendo no Brasil: das invisibilidades as demandas .

>>>Mediadora: Cristiane Medeiros dos Santos : Assistente Social, em Política Social, além der ser Professora do curso de Serviço Social da Unisuam


>>>TEMA 02 - Os 10 direitos conquistados pela comunidade LGBTQIA+ <<<<<

>>>Horário: 19:30h
>>>Modalidade: Online
>>>Plataforma: Youtube (https://youtu.be/KXydcUipBKs)

>>>Palestrante: Fernanda Prado dos Santos :Advogada, especialista em Direito do Trabalho, Certificada em compliance, consultora em Diversidade e Inclusão, Presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais, Diversidade e Inclusão na ABA, Consultora na Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico na OAB/RJ, mentora de advogados na OAB/RJ, professora e palestrante.

>>>Mediador: João Batista Pereira da Silva : Assistente Social, Mestre em Serviço Social no campo da Questões Urbanas a Socioambientais, Professor e Coordenador do Curso de Serviço Social da UNISUAM.


>>>DATA - 29/06/2022<<<<<

>>>TEMA 03 - A experiência de um homem trans brasileiro em Amsterdam <<<<<

>>>Horário: 18:30h
>>>Modalidade: Online
>>>Plataforma: Youtube (https://youtu.be/oATtn77QgyA)

>>>Palestrante: Leonardo Portella : Homem trans, atuou como repórter em TransAmsterdam, além de ser Gastrólogo e Terapeuta alternativo. Faz parte do coletivo Transparente (em Niterói) que é voltado para inclusão de pessoas LGBT+
(Com maior foco em pessoas T) no espaço artístico e cultural.

>>>Mediadora: Cristiane Medeiros dos Santos : Assistente Social, em Política Social, além der ser Professora do curso de Serviço Social da Unisuam


>>>TEMA 04 - A diversidade de gênero no ambiente corporativo - <<<<<

>>>Horário: 19:30h
>>>Modalidade: Online
>>>Plataforma: Youtube (https://youtu.be/l8nLX8ykQWg)

>>>Palestrante: Professor Fábio Maia - Mestre em Educação em Ciências e Saúde. Graduado em Gestão da Informação e Especialista em Tecnologia Educacional e EAD.

>>>Mediador: Robson Rodrigues de Paula : Graduado, Mestre e Doutor pela UERJ e Professor adjunto da UNISUAM.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO PROJETO

>>>>>>Meta ODS<<<<<
>>>ODS 05 - Igualdade de gênero

>>>Linha de Pesquisa - - Direitos Humanos, Ética e Cidadania;

>>Resumo expandido do Projeto - "Em 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, como crime, a discriminação por orientação sexual e de identidade de gênero, pelo dispositivo legal 7 716/89- conhecido como Lei do Racismo. Ainda que tal decisão tenha representado um avanço no que tange à salvaguarda dos direitos da população LGBTQIA+, é inegável a continuidade do preconceito, contra este segmento, de modo geral na sociedade brasileira, cuja expressão mais extrema ocorre em casos de agressões físicas e até de assassinados de gays, lésbicas, transexuais, etc.
O presente evento tem com proposta refletir sobre as condições socioeconômicas e políticas da população LGBTQIA+, na atualidade. Por meio de mesas temáticas, palestras e entrevistas, como profissionais internos e convidados, visa, em última instância, conscientizar os (as) estudantes sobre a necessidade da promoção de direitos destas minorias sexuais, como condição necessária para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária. "


>>>>>>Professores Responsáveis<<<<<

>>>Prof. João Silva
>>>Prof. Robson Rodrigues de Paula